O que é um Código de Barras e sua importância

O que é um Código de Barras e sua importância

Os códigos de barras são indispensáveis para qualquer negócio. Saiba aqui o que é código de barras e todos os benefícios desta ferramenta.

Originalmente criado para auxiliar os mercados a aumentar a velocidade do processo de verificação na saída de produtos, os códigos de barras são encontrados em praticamente toda a atividade comercial atualmente. Por meio desta ferramenta, é possível identificar um produto de maneira rápida e prática, além de controlar sua entrada e saída do estoque, por exemplo. Além disso, a utilização desses códigos reduzem as chances de erros a praticamente zero, uma vez que eles são padronizados e lidos automaticamente. Saiba mais sobre este instrumento que transformou os processos de compra e venda, afinal, as filas de supermercado seriam muito mais demoradas sem o código de barras.

O que é Código de Barras ?

O código de barras é a representação gráfica de uma sequência numérica utilizada para identificar um produto. Tanto a representação gráfica quando a numérica possuem o mesmo valor, assim, quando um código de barras está ilegível, o operador pode digitar os números no sistema para obter o mesmo resultado que um leitor de código de barras. Esse conjunto numérico é único, ou seja, não existem produtos diferentes com o mesmo código. Geralmente, os códigos de barras se apresentam ao consumidor de duas maneiras: podem estar impressos direto nas embalagens, como em produtos enlatados, e também podem ser inseridos posteriormente, como ocorre em algumas embalagens plásticas. Neste último caso, é fundamental que o empreendedor possua uma impressora de etiquetas, pois, com este equipamento, é possível imprimir e inserir os códigos de barras nos produtos. No entanto, apenas os códigos não são suficientes para tornar a empresa mais ágil. É necessário que o código de barras seja traduzido para uma linguagem acessível e transformado em informações que ajudem o comerciante a manter o controle de dados. A principal ferramenta recomendada para este processo são os leitores de códigos de barra. Estes dispositivos tem a função de capturar, decodificar, e tranferir os códigos para um computador, onde serão analisados por um software adequado.

Hoje, a maioria dos estabelecimentos utiliza códigos de barras para agilizar e automatizar as tarefas diárias, como o controle de estoque, em panificadoras, área da saúde, varejo e vários outros setores. A utilização do código de barras é indispensável em grandes centros de distribuição por sua praticidade e eficiência, mas as pequenas empresas também podem se beneficiar, ganhando em organização e na melhora das atividades internas e administrativas.

Agora que você ja sabe o que é código de barras, aprenda quais os modelos desses códigos e qual a função de cada um.

Tipos de Código de Barras

Atualmente, existem duas formas mais utilizadas de tipo de código de barras para os produtos: UPC e EAN. O primeiro é largamente utilizado nos Estados Unidos e no Canadá, já o segundo é padrão no resto do mundo, incluindo no Brasil. A maioria dos comércios vem passando por um processo de atualização, para que possam aceitar esses dois tipos de códigos, aumentando sua versatilidade. No entanto, é sempre recomendado que haja uma verificação de qual código usar dependendo da localização em que o produto vai circular.

A principal diferença entre os códigos UPC e EAN se dá com relação ao número de dígitos. O modelo UPC utiliza um padrão de 12 dígitos em sua estrutura, isto é, são 12 números que serão codificados através do código de barras. Já o EAN apresenta 13 dígitos. Vale ressaltar que, apesar de estruturas diferentes, ambos os códigos têm a mesma fução: a identificação de mercadorias.

Veja exemplos dos principais Códigos de Barras

Código de Barras EAN EAN/UPC

Código EAN/UPC é específico para PDV (Ponto de Venda) por sua facilidade e simplicidade. O Padrão EAN possuí 13 dígitos enquanto UPC contém 12.

Código de Barras GS1 DataBar GS1 DataBar

Menores que os EAN/UPC esse padrão além de um formato mais reduzido consegue armazenar mais informações pois possui “dois” códigos um em cima do outro. Largamente utilizado em hortifruti por conseguir codificar a validade e por seu tamanho pode ser o código ideal para quem busca mais informações em um pequeno espaço.

Código de Barras GS1-128 GS1-128

Aprimoramento dos códigos EAN/UPC além de decodificação numérica conta também com alfanumérica e assim, consegue abranger mais informações para seus produtos. Automatizando ainda mais seu comércio.

Código de Barras ITF-14 ITF-14

Conhecido também como Intercalado 2 de 5 utilizado em algum produtos mas visto especialmente em boletos bancários. O tamanho de código depende do tanto de informação. A Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN) estabeleceu que para os boletos bancários esse código deverá ter 44 digitos mais verificadores, tornando assim um código mais largo que nos produtos.

Código de Barras 2D DataMatrix DataMatrix

Tecnologia Bidimensional (2D) consegue amarzenar mais informações que os padrões unidimensional (1D) tanto numérica quando alfanumérica com um tamanho mais reduzido. Diferente dos outros códigos é obrigatório o uso de leitores e sistema com decodificação 2D.

Código de Barras 2D QR Code QR Code

O código de barras da família 2D mais conhecido hoje em dia consegue armazenar até 4.396 caracteres automatizando ainda mais seu processo logistico. Amplamente utilizado no mercado assim como em farmácias para o controle de medicamentos (Validade, Fabricação, Transporte e etc). Assim como o Datamatrix para realização da leitura desse código é necessário tanto leitor quanto software que realize a decodificação 2D.